terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Como determinar o número do seu Sutiã

Como determinar o número do seu Sutiã

Acredite se quiser, mas 80% das mulheres usa um número de sutiã errado. O erro
mais comum é usar um muito grande nas costas e com bojo muito pequeno.
O tamanho do seu sutiã pode variar junto com o seu peso no decorrer dos anos. Algumas vezes, você fica tanto tempo usando um número errado que nem percebe mais o desconforto. Uma mulher magra, por exemplo, pode precisar de uma taça maior e mesmo assim, seus seios não vão parecer maiores do que a média.


Já as mais cheias de curvas talvez fiquem melhor com um tamanho menor para a circunferência do tórax - afinal, a estrutura do sutiã envolve apenas o seu tórax, mesmo que você seja bem cheiinha nas demais partes do corpo.
E como os fabricantes determinam o tamanho dos sutiãs? Todo sutiã pode ter na etiqueta um número (referente à medida das costas) e uma letra, que vai indicar o tamanho do bojo/taça. O número pode variar do 38 ao 54, e a taça, da letra A até a DD. Vamos calcular o seu tamanho?

Passos

1Meça a circunferência do tórax.
Passe uma fita métrica em volta do peito, logo abaixo dos seios, e anote a medida. Certifique-se de deixar a fita na horizontal e bem justa ao corpo. Seus braços devem estar abaixados.
Divida o resultado por 2,5. Divide-se a medida por 2,5 para obter um valor que se encaixe na tabela internacional dos fabricantes de lingerie. Vamos tomar a medida 87 cm como exemplo.
Para 87 cm de costas, calcule: 87 dividido por 2,5 = 34,8. Pode-se arredondar para 35. Este tamanho é o seu ponto de partida, uma base. É melhor experimentar um número menor que a sua medida e outro maior. Assim fica mais fácil encontrar o número que se ajusta melhor ao seu corpo.


2Meça o tamanho do busto.
Meça ao redor da parte mais cheia dos seios, geralmente na altura dos mamilos (não aperte muito, ou a medida vai ficar inadequada). Se não estiver vestindo um sutiã ou se o que você tem estiver ruim, incline-se a 90 graus e meça ao redor do corpo, por cima dos mamilos.
Por exemplo, digamos que seu busto tenha 93 centímetros. Divida 93 por 2,5. Total: 37.
Agora temos 40 para as costas e 37 para o busto.

3Calcule o tamanho do bojo/taça. Pegue a medida medida das costas (no caso, 40) e subtraia dela a do busto (no exemplo, 37). Ou seja, 40 menos 37 = 3. Pronto. Agora é só consultar a lista abaixo para saber qual letra equivale ao número 3: Letra C. Isto quer dizer que o tamanho certo do sutiã da mulher do nosso exemplo é 40C (tamanho das costas e da taça).
Menos de 1 = Bojo AA
1 = A
2 = B
3 = C
4 = D
5 = DD
Deve-se ter em mente que seus seios são únicos no formato (até mesmo o seio direito difere do esquerdo). A melhor forma de determinar o tamanho da taça é usar o número que você está usando como ponto de referência. Como as taças e o bojo acompanham a medida da circunferência do tórax nos sutiãs, não é tão simples assim encontrar um que se ajuste perfeitamente tanto ao redor das suas costas quanto nas mamas. O ideal seria um sutiã que tivesse taças removíveis para poder trocá-las por maiores ou menores conforme as suas necessidades.
Para cada número que você diminui na circunferência do tórax, você precisa aumentar um número para a taça. Por exemplo, se você está usando um sutiã 42C e a circunferência das suas costas mede 75cm, você pode experimentar o 40D.

4Após seguir os passos acima e encontrar um sutiã com a circunferência do tórax e a taça de tamanho apropriado para você, experimente-o (nunca compre sutiã sem experimentar). Mas esse tamanho que você encontrou pode variar de marca para marca e conforme o estilo da peça. Ou seja, ele serve de ponto de partida para ficar mais fácil de achar um que sirva como uma luva.
Depois de tirar o sutiã do cabide da loja, é hora de ajustar as alças. Passe os braços por dentro delas e incline-se um pouco para que seus seios preencham as taças.
Depois de encaixar o sutiã no seu corpo, feche-o usando o último fecho. Não se preocupe se for um pouco difícil de fechá-lo - se o tamanho da circunferência do tórax for bem justa, você vai ter que esticar um pouco os braços para trás para conseguir fechar o sutiã.
Ainda inclinada um pouco para a frente, confira se a estrutura de arame por dentro do tecido se encaixa confortavelmente em você e que as taças são do tamanho certo.
A melhor forma de acomodar cada seio na taça é de cima para baixo e do meio para fora.
Para ajustar o comprimento das alças, abaixe cada uma para que fique mais fácil puxar a alça da fivela e assim deixá-la mais curta ou longa. O importante é que a alça seja curta o suficiente para que não escorreguem abaixo pelos ombros e nem curtas demais a ponto de machucar seus ombros.

5Confira se o tamanho da circunferência do tórax está certa. Ele deve ser o menor que você puder usar com conforto. Isso porque a estrutura dos sutiãs é feita para ser bastante elástica nessa parte. Ao mesmo tempo, a estrutura deve ajudar a sustentar os seios, e não deixar a maior parte do peso para as alças.
Você sabe que encontrou o tamanho certo quando consegue passar seus dedos pela estrutura na parte de dentro, e sem sobras. Outra regra útil: o tamanho está bom quando você consegue colocar no máximo um punho fechado nas costas (em cima da coluna), do lado de dentro da estrutura do sutiã. Desta forma você diminui os riscos de acabar comprando um sutiã apertado ou folgado demais.
Outro sinal de que o tamanho é bom para você é se o fecho mais largo do sutiã ficar justo e o menor ficar apertado demais. Os sutiãs são projetados para lacear com o tempo.
Caso o menor fecho do sutiã fique confortável para você, experimente um número menor. Por exemplo, se o 42D ficou largo demais, experimente o 40DD (para cada número de circunferência do tórax que você diminui, você aumenta um número da taça, e vice-versa).
Se a estrutura para as costas ficar apertado a ponto de doer, experimente aumentar apenas a taça. Às vezes, um bojo pequeno demais pode dar a impressão de que o sutiã está apertado. Se aumentar o número da taça não funcionar, experimente um sutiã com a estrutura um pouco maior e a taça um pouco menor. Por exemplo, do 42DD para o 44D ou 44C.

6Confira o tamanho da taça. A medida certa é a que fica completamente cheia com os seus seios, sem nenhum pedaço de seio sobrando para os lados ou tecido enrugando. Mesmo nos modelos bem decotados ou com efeito modelador, se os seios ficam pulando para fora, é porque o bojo/taça está muito pequeno.
Confira ao redor das taças para ver se não há pele sobrando, inclusive embaixo dos braços.
Verifique se o arame por dentro do sutiã sustenta confortavelmente seus seios e se encaixa bem no seu tórax.
Veja se o arame por dentro do tecido está apoiado no tórax, e não nas mamas (o que pode acontecer nos seios perto das axilas ou se ele fica subindo, na parte de baixo das mamas).Caso a estrutura do sutiã esteja “pegando” a lateral externa das mamas, você precisa de um número maior para a taça. Vale lembrar que se você usa um sutiã de numeração errada por muito tempo, parte do tecido da pele das mamas acaba migrando para os braços ou costas. Felizmente, isso pode ser corrigido usando-se o sutiã do tamanho apropriado.
Caso o arame do sutiã esteja machucando a parte da frente do tórax, experimente um sutiã com a taça menor, um decote maior ou um que tenha o fecho na frente.
Caso você suspeite que as taças estão um pouco pequenas, experimente um número maior só para ter certeza. Geralmente, o número menor é o que fica melhor.

7Veja como o sutiã fica por baixo da roupa. O sutiã certo pode ser de um tamanho ou estilo diferentes daqueles que você sempre usou. O importante é a sustentação dos seios e o conforto. Ao vestir uma roupa mais justa, o sutiã deve ficar bem discreto, seguindo o contorno do seu corpo.
Ao ficar de lado para um espelho, confira se os seus seios ficaram na altura entre seu ombro e o cotovelo.
Quando o sutiã é do tamanho certo para você, seus seios ficam na altura certa. Muitas mulheres ficam surpresas ao verem que todas as roupas ficam melhores e podem até mesmo descobrir uma cintura que achavam que não tinham! Nos casos mais radicais, mulheres que usavam sutiãs que deixavam os seios achatados e caídos tem a grata surpresa de verem que agora precisam usar um número menor de vestido graças ao sutiã certo.
Um sutiã que foi feito para se ajustar bem ao seu corpo vai deixar a pele sobrando evidente. Assim fica mais fácil chegar ao tamanho certo. E nunca é demais lembrar que não é nada elegante andar por aí com o sutiã aparecendo por baixo da blusa. Caso você queira que ele desapareça por baixo da roupa, escolha a cor mais próxima da sua pele ao invés de escolher um que tenha a mesma cor da sua blusa.
É muito comum mulheres preocupadas em usar o tamanho das costas pequeno e ficar com pele sobrando ao redor do tronco. Na realidade, essa pele sobrando é resultado do sutiã subindo por ser grande demais. O sutiã certo tem a estrutura que se fixa firmemente abaixo dos seios e que fica na horizontal - ao invés de ficar subindo e empurrando a pele junto.

Dicas

Para os sutiãs durarem mais tempo, nunca use o mesmo por 2 dias seguidos, mesmo que seja lavado de um dia para o outro. Você deve ter no mínimo 3 sutiãs para serem usados em rodízio - assim o elástico das peças tem tempo de se recuperar antes de ser colocado à prova novamente.
Um sutiã bem ajustado deve sustentar 90% do peso dos seios com a estrutura de arame ao redor do tórax, e só 10% do peso com as alças.
Para as que têm seios maiores, os sutiãs com costuras reforçadas são tudo de bom. Eles fornecem mais sutentação e dão a impressão de que seu tronco é mais fino.
As taças abaixo da D podem variar tanto de marca para marca que é melhor experimentar antes de comprar ou ler o que as outras compradoras acharam do produto.
Caso a diferença entre um seio e outro seja grande em você, escolha o tamanho do seio maior. Para compensar o seio menor, encurte a alça do lado dele. Isso dará mais sustentação. Outra opção é usar moldes de silicone ou espuma dentro da taça do seio menor.

0 comentários:

Postar um comentário