quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Dicas para reduzir a oleosidade da pele

Dicas para reduzir a oleosidade da pele

É só chegar o calor que sua pele já brilha? E além do brilho em excesso, os poros dilatados chegam ao ponto de serem notados por qualquer um? É, você tem a pele oleosa!Veja os mitos e verdades sobre a pele oleosa e saiba como evitar o brilho excessivo na pele.


Hidratantes deixam a pele ainda mais brilhante? 
Não. Se a sua fica mais oleosaapós o uso desse tipo de cosmético, provavelmente você está aplicando produtos errados, que levam óleo na fórmula. "Procure hidratantes formulados especificamente para o seu tipo de pele. Eles se apresentam, geralmente, como gel-creme ou sérum," indica Jardis Volpe, dermatologista (SP). Só não vale dispensar completamente o produto e largar mão da hidratação. "A pele tratada tem menos chance de sofrer o efeito rebote - que ocorre quando a camada natural de óleo e água é retirada em excesso e, para compensar, as glândulas sebáceas produzem ainda mais sebo", diz Volpe.


Usar maquiagem é prejudicial? 
Depende. As mais pesadas podem obstruir os poros e aumentar a oleosidade. Já um make mais fluido, leve, pode ser uma opção para disfarçar acne e manchas. Uma boa dica é apostar num protetor solar em pó, que disfarça bem as imperfeições e regula o brilho. Mas não esqueça: use sempre um demaquilante no fim do dia, se quiser ficar mesmo livre das danadas.

O que devo fazer para diminuir os poros? 
Primeiro, esqueça a ideia de que eles aumentam ou diminuem! "Isso não existe", diz Maria Mercedes Granja, dermatologista (SP). Ela explica que o tamanho desses orifícios faz parte da constituição biológica de cada pessoa, e a pele oleosa costuma tê-los mais abertos. "Um peeling leve, como o de ácido retinóico, pode ajudar. Ele diminui a espessura da pele e os poros ficam mais 'rasos'. Visualmente, parecem menores", diz a médica. Jardis Volpe indica o Gênesis, um laser que melhora o nível de gordura da pele e a sua aparência. "São necessárias entre seis e oito sessões, que podem ser semanais ou quinzenais", diz.

Qual é o caminho da limpeza facial perfeita? 
Siga este ritual duas vezes por dia: 
- Comece com um gel higienizante ou sabonete líquido. Enxágüe bem com água fria ou morna. 
- Com um algodão, passe tônico adstringente. 
- Finalize com uma hidratação, usando produtos livres de óleo.

Usar hidratante e filtro solar juntos deixa a pele ainda mais pegajosa? 
Não, desde que os dois produtos sejam adequados para o seu tipo. "Quem tem mista, por exemplo, deve apostar em um hidratante oil-free e um filtro em gel-creme. Ambos os veículos são indicados", diz Carla Albuquerque, dermatologista (SP). Vale lembrar que o hidratante deve ser aplicado sempre antes do filtro solar!

Por que ficam "buraquinhos" neste tipo de rosto? 
As marcas são cicatrizes deixadas por espinhas mais profundas. Para se livrar delas, é preciso visitar um dermatologista, já que elas não são fáceis de serem eliminadas. O especialista pode recomendar um tratamento com isotretinoína oral, lasers como o Fraxel e o Pearl, ou ainda peelings de ácido retinóico, tricloroacético ou fenol.

Existe alguma fórmula caseira para ajudar na redução do óleo? 
Adriana Vilarinho, dermatologista (SP), dá a receita: leve 225 ml de água filtrada ao fogo, até levantar fervura. Junte ½ xíc. (chá) de folhas de sálvia frescas e bem lavadas. Apague a chama, abafe e deixe em infusão por 10 minutos. Coe e espere esfriar. Coloque o líquido em uma garrafa com tampa e guarde na geladeira. Use para higienização ao acordar e antes de dormir.

Se lavo a face mais de duas vezes ao dia, algumas regiões ficam muito secas.
O costume de passar sabonete em excesso só piora o problema, ressecando algumas áreas e deixando outras ainda mais oleosas. "Limpar a pele de manhã e à noite, sempre com um produto específico, já é o suficiente", avisa Carolina Ferolla, médica dermatologista (SP).

0 comentários:

Postar um comentário